sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CatNip / Erva do gato

Nepeta cataria, Catnip ou simplesmente erva de gato, é uma planta pequena, perene, da família das hortelãs. Nativa da Europa e da Ásia, hoje ela pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do mundo.
Suas folhas possuem uma substância única chamada Neptalactone, que ao ser inalada por um felino, estimula uma região do cérebro bem específica, chamada Órgão de Jacobson. O que os estudiosos acreditam é que o mecanismo desperta o instinto predador do animal.
Calma, isso não significa que seu adorável gatinho se transformará num leão feroz e selvagem. Ele terá estimulada uma característica própria da sua natureza, indispensável para controlar o estresse e manter sua saúde física e mental em ordem.
Cada animal reage de forma muito singular à planta. Alguns rolam sobre ela, se esfregam, mastigam, brincam, miam. Outros simplesmente não aparentam absolutamente nenhuma alteração. De qualquer forma, o efeito dura apenas alguns minutos, voltando tudo ao normal, pelo menos até o próximo contato com a substância.
Muita gente não sabe, mas vários brinquedinhos para gatos vendidos por aí são fabricados com a planta dentro. Nos pet-shops também são encontrados pacotinhos com a erva pura, que podem ser usados de diferentes maneiras: esfregando-as sobre os brinquedos ou em algum lugar que você deseje atrair a atenção do seu gato, como por exemplo, o arranhador.
Cultivá-la em casa também pode ser uma alternativa interessante. Veja como fazer:
  • o plantio deve ser feito através de sementes, que podem ser compradas em lojas de plantas ou até mesmo em alguns pet-shops;
  • a terra do canteiro ou do vaso deve ser rica em matéria orgânica (com esterco e húmus), mas não use adubos químicos (lembre-se que seu gato pode querer comê-la);
  • mesmo dentro de casa, escolha uma área bem ventilada e que receba muito sol;
  • faça alguns buraquinhos na terra e distribua as sementes, que devem demorar cerca de duas semanas para germinar;
  • regue todos os dias, mas sem encharcar. Em dias mais quentes podem ser feitas duas regas: de manhã e no fim da tarde;
  • quando a planta estiver adulta, as podas precisam ser feitas periodicamente;
  • para secar a erva, separe as folhinhas do talo e distribua-as em uma bandeja. Deixe secar ao sol e ao vento por aproximadamente duas semanas, virando-as de lado pelo menos uma vez ao dia. Quando as folhas se tornarem bem secas e finas, esfarele-as e guarde em potes bem fechados.



Do ponto de vista clínico à erva de gato traz apenas benefícios ao seu gato, não possui toxidade alguma bem como também, não deixa seu animal viciado, popularmente é conhecida como à “maconha dos gatos” , isso não é verdade , esta erva possui apenas à propriedade de estimular o gato, quem nunca deu erva do gato para o seu gatinho, esta privando seu animal de uma experiencia única e sensacional , após usarem iram ver !
Clinicamente eu recomendo o uso do CATNIP , erva do gato para aliviar o stress e por vezes até como terapia em casos de patologias piscicogênicas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário